Conserto de eletrodomésticos em BH e região

Como saber se o termostato da geladeira está com defeito

Na maioria dos casos, é simples aprender o método de como saber se o termostato da geladeira está com defeito.

Já que às vezes nos deparamos com a geladeira apresentando algum problema causado pelo mau funcionamento do termostato.

Ou seja, quando a temperatura se estabiliza, não aumenta ou diminui, motor da geladeira esquentando muito e não gela, entre outros problemas.

Nesses casos, algo precisa ser feito. Afinal, a geladeira é um dos eletrodomésticos mais importantes para o funcionamento de uma casa, bem como um dos mais caros.

Por isso, é essencial que você entenda que tem como saber se o termostato da geladeira está com defeito.

Como saber se o termostato da geladeira está com defeito

O que é termostato de geladeira?

Um termostato de geladeira é o coração deste eletrodoméstico, já que atua regulando e mantendo a temperatura interna na medida certa para conservar os alimentos frescos e saudáveis.

Em outras palavras, ele funciona como um vigilante silencioso. Pois, ele aciona o motor para esfriar quando necessário e desliga quando a temperatura desejada é alcançada.

Assim, ao ter problemas semelhantes, muitas pessoas se perguntam se como saber se o termostato da geladeira está com defeito para não precisar contratar um técnico de eletrodomésticos.

Como regular o termostato da geladeira?

Regular o termostato da geladeira é essencial para garantir a conservação ideal dos alimentos, para isso, siga os passos a seguir:

  1. Gire o botão ou ajuste o painel digital, conforme o modelo, para definir a temperatura desejada;
  2. Em geral, o meio da escala costuma ser a indicação padrão;
  3. Se perceber que os alimentos estão congelando ou não estão frios o suficiente, faça pequenos ajustes até encontrar o ponto ideal.

Como saber se o termostato da geladeira está com defeito?

Se sua geladeira não está resfriando adequadamente ou está gelando demais, mesmo após ajustes, o termostato pode ser o culpado.

Outro indicativo é o motor funcionando sem parar, consumindo mais energia. Então, ao ajustar o termostato e não perceber alteração na temperatura, isso pode sinalizar um problema.

Ao notar esses sinais, considere a possibilidade de substituir o termostato ou procurar uma empresa de conserto de eletrodomésticos.

A seguir, veja alguns sinais de como saber se o termostato da geladeira está com defeito para poder resolver o problema.

Defeito no compressor

Primeiramente, nesse caso, a geladeira fica muito fria, principalmente na parte inferior, na última gaveta, onde ficam armazenados os legumes e frutas.

Afinal, esse é o local onde é comum guardar esses alimentos justamente porque a temperatura sofre menos variação.

Entretanto, com o defeito, muitas vezes a temperatura cai tanto, que os alimentos chegam a congelar.

Por isso, é fundamental ter em mente como saber se o termostato da geladeira está com defeito.

Compressor que não liga

Já quando o compressor não liga, a temperatura dentro da geladeira fica muito desregulada.

Ou seja, não mantém os níveis necessários para garantir que os alimentos sejam armazenados de maneira adequada, podendo até estragar alguns deles.

Geralmente, esse é um dos motivos pelos quais a geladeira não gela na parte de baixo, já que a temperatura dos alimentos de consumo diário é diretamente afetada. Isso também pode causar uma película de bolinhas de gelo nos produtos armazenados.

Aparecimento de gelo

Mais um problema comum é o surgimento excessivo de gelo no congelador da geladeira.

Isso porque esse gelo excessivo pode prejudicar a saída de água da geladeira, o que desregula a temperatura e provoca vazamentos.

Então, mesmo descobrindo como saber se o termostato da geladeira está com defeito, não é este o problema neste caso.

Temperatura da geladeira não se mantém

Quando a porta da geladeira é aberta muitas vezes, é comum que mesmo na regulagem mais fria, o eletrodoméstico não mantenha a temperatura indicada.

Bem como isso pode acontecer também em dias mais quentes, como no verão.

No entanto, se a sua geladeira gela e depois para mesmo com a porta fechada, pode ser indício de problema no termostato.

Então, se você tem dúvida de como saber se o termostato da geladeira está com defeito, este é um sinal claro.

Alteração na sensibilidade do botão do termostato

Por sua vez, há casos onde, além da percepção visual desses problemas, o próprio botão do termostato mostra que existe algo errado no seu funcionamento.

Assim, ele pode ficar mais rígido, mais difícil de alterar a graduação da temperatura, ou então muito mole, parecendo estar solto e que ao mexer nele, não existe nenhum encaixe sendo acionado.

Termostato que não é adequado

Também pode acontecer de a geladeira que usamos em nossa residência não ter sido comprada por nós.

Por exemplo, ela pode ter sido um presente, já estava no imóvel ou foi comprada uma geladeira usada. Sendo assim, existe a possibilidade do termostato já ter apresentado defeitos antes.

Nesses casos, através de um conserto que não foi feito da forma correta, ou com um modelo diferente do ideal para a geladeira, os defeitos podem surgir e atrapalhar o funcionamento do eletrodoméstico.

Conta de energia elétrica mais cara

Caso você não tenha mudado os seus hábitos de uso de energia ou comprado novos eletrodomésticos e ainda assim sua conta de energia elétrica aumentou, esse pode ser sinal de termostato com defeito.

Uma vez que quando existe uma desregulação na temperatura da sua geladeira, causada pelo termostato, os processos precisam acontecer mais vezes para segurar a temperatura.

Dessa maneira, existe o aumento do gasto de energia para mantê-la funcionando.

Então, entre outras coisas, como saber se o termostato da geladeira está com defeito, o gás ou a qualidade das borrachas, isso tudo pode impactar no consumo do eletrodoméstico.

Como testar o termostato da geladeira?

Testar o termostato da sua geladeira é simples e pode te poupar de preocupações futuras, para isso, siga estes passos:

  1. Desligue a geladeira;
  2. Localize o termostato;
  3. Ajuste o termostato para a temperatura mais baixa;
  4. Use um termômetro: coloque um termômetro no refrigerador por cerca de uma hora. A temperatura deve estar próxima ao ponto que você definiu no termostato;
  5. Ajuste o termostato para a temperatura mais alta;
  6. Considere a substituição: se os passos anteriores indicarem um problema, é hora de pensar em substituir o termostato ou contratar uma assistência técnica especializada no conserto de geladeira.

Então, se a sua dúvida diz respeito a como saber se o termostato da geladeira está com defeito, este é o melhor método.