Conserto de eletrodomésticos em BH e região

Microondas não esquenta: 6 problemas comuns

As vezes, por alguns problemas, o microondas não esquenta, o que é um grande problema na hora da necessidade.

O forno microondas é um dos eletrodomésticos mais utilizados na cozinha devido a sua funcionalidade que promove uma alta eficácia otimizando tempo ao auxiliar no preparo de alimentos e no aquecimento do mesmo.

Por isso, quando esse equipamento apresenta problemas, é comum que acabe deixando a cozinha desfalcada, dificultando a vida das pessoas que estão acostumadas a fazer uso do microondas.

Afinal, com o uso constante do microondas, é comum que o eletrodoméstico acabe se desgastando com o tempo e isso pode interferir no seu funcionamento, diminuindo a potência de aquecimento.

Mas, não apenas isso, há outros fatores que podem gerar problemas no equipamento, o fazendo perder a capacidade de esquentar os alimentos.

Microondas não esquenta

Desta forma, se o seu microondas não esquenta, é necessário buscar todas as soluções possíveis para resolver o problema.

Microondas liga mas não esquenta

Em suma, quando o microondas não esquenta, esse é apenas o primeiro sinal de que o eletrodoméstico está com uma falha que o impede de esquentar as comidas.

Então, quando isso é notado é preciso identificar o problema e buscar uma solução antes que essa falha possa se agravar.

Quando o microondas não esquenta o que pode ser?

São inúmeras as razões que podem fazer o forno microondas apresentar essa falha, não esquentando mais os alimentos ou simplesmente fazendo isso de forma parcial.

Contudo, isso não significa que o seu aparelho está velho ou que tenha um problema muito grave, pode ser que a queda de energia queimou o eletrodoméstico, ou alguma peça não deve estar encaixada direito.

Se o seu microondas não esquenta, veja a seguir uma série de motivos que podem causar este problema.

Porta do microondas não fecha

Sim, é possível que a falta de aquecimento seja por conta de uma porta mal fechada. Logo, caso algo esteja impedindo a porta de fechar completamente ou a mesma esteja quebrada, o fechamento incompleto pode enfraquecer a potência do aparelho.

Além disso, alguns microondas possuem trava de segurança que impede o funcionamento caso a porta não esteja devidamente fechada.

Por isso, se certifique de que está tudo certo com na porta do eletrodoméstico, e caso note algum obstáculo ou alguma peça quebrada, busque resolver esse problema e teste novamente.

Saída de ar

A saída de ar do microondas geralmente fica em suas laterais, e para que o mesmo funcione corretamente elas devem estar livres.

Ou seja, caso algum objeto, barreira ou até sujeira esteja obstruindo essas passagens, o microondas não esquenta ao ser ligado.

Desta forma, verifique se há algo muito próximo dessas saídas de ar e a mantenha afastada, deixando com pelo menos 10cm de distância.

Esse problema pode ser evitado com o uso de móveis sob medida que podem ser facilmente encontrados em lojas de móveis planejados em Curitiba, por exemplo.

Potência microondas

Muitas pessoas não sabem, mas a potência do microondas deve ser regulada de acordo com o recomendado no manual de instruções.

Assim, pode ser que você esteja sentindo que o seu aparelho está esquentando menos porque a potência de tal está baixa.

Verifique como está a regulagem da potência do seu forno, ajuste a mesma e tente fazer uso novamente.

Funções do microondas

Em alguns casos as pessoas esperam que discar qualquer tempo no painel de controle seja o suficiente para oferecer aquilo que desejam.

No entanto, o microondas é um aparelho um tanto complexo que possui funções especiais justamente para oferecer uma experiência mais satisfatória aos usuários.

Sendo assim, tenha atenção com aquilo que você está esquentando e se selecionou a função correta. Por exemplo, supondo que irá descongelar uma carne, selecione o botão “descongelar”.

Prato do microondas não gira

Outro fator que determina a eficácia do microondas é o prato. Já que sabemos que quando o aparelho é ligado, esse prato fica girando, servindo como um suporte para que os alimentos sejam aquecidos.

Mas quando esse movimento de giro não ocorre, o funcionamento está incompleto e o microondas não esquenta.

Nesse caso, verifique se as peças estão bem encaixadas, caso não estejam, as encaixe novamente.

Além disso, analise se não há alguma sujeira impedindo o movimento. Se não for nenhuma das duas causas citadas, busque o auxílio de um técnico de eletrodomésticos para que o mesmo analise a razão de o prato não estar girando.

Microondas com defeito

Em último caso, a razão pode ser algum defeito presente no seu microondas. Quando o aparelho não esquenta, o problema geralmente está relacionado com a placa eletrônica, o magnetron, o capacitador, o diodo de alta ou o transformador.

Pois, quando uma dessas peças queimam ou não funcionam como deveriam, o microondas não esquenta.

Como consertar microondas que não esquenta?

Se você analisou todas as possibilidades e percebeu que o microondas não esquenta, então provavelmente se trate de um defeito, sendo preciso fazer o conserto ou a troca da peça comprometida.

Contudo, se você não for um especialista, procure o auxílio de um técnico de eletrodomésticos para fazê-lo.

Afinal, quando o microondas não esquenta por causa de um defeito interno, para solucioná-lo é necessário ter mais cuidado, conhecimento e especialidade.

Caso você tente arrumar o aparelho sozinho, pode acabar o deixando ainda mais danificado e até inutilizável.

Quais são os melhores cuidados com o microondas?

A seguir, confira abaixo os principais cuidados que devem ser tomados com o microondas:

  • Não esquente copo de água pois pode levar ao superaquecimento;
  • Não colocar qualquer item de metal para esquentar pois podem explodir;
  • Não esquentar itens com plástico que derretem;
  • Não esquente ovos e frutas pois a alta temperatura pode fazê-los explodir;
  • Tenha atenção com a porta para sempre a deixar bem fechada;
  • Mantenha o aparelho limpo;
  • Tenha atenção com possíveis sinais de ferrugem ou rachaduras;
  • Utilize apenas recipientes que sejam próprios para o microondas;
  • Não deixe objetos ou barreiras muito próximos das extremidades do aparelho, respeitando uma distância de pelo menos 10cm;
  • Não deixe o eletrodoméstico exposto ao sol;
  • Evite que o mesmo seja colocado em um local muito próximo à freezers ou geladeiras;
  • Tenha um espaço propício para colocar o microondas, móveis planejados são uma boa alternativa.

Sabendo de todas essas informações importantes, você pode ter o seu microondas em segurança e o fazer durar muito mais tempo.

Mas, caso ainda não tenha o seu ou queira um modelo mais moderno, conheça os melhores sites de compra de eletrodomésticos do Brasil.

Pois, as vezes, quando o microondas não esquenta, pode ser necessário substituí-lo devido ao preço do conserto.